Visualizações de página

Fábio Vieira Figueiredo. Tecnologia do Blogger.

EVENTOS


CONFIRAM OS EVENTOS COM A PARTICIPAÇÃO DO PROF. FÁBIO FIGUEIREDO







Publicado em 05/2013



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
 
Publicado em 11.2012
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 05/2012


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Publicado em 27/01/2012





Confira o discurso do professor Fábio Figueiredo na Íntegra


Magnífico Reitor Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti
Exmo. Sr. Pró-Reitor de graduação, Prof. José Turíbio de Oliveira
Exmo. Sr. Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Joaquim Celso Freire Silva
Exmo. Sr. Diretor de Área de Direito e Pedagogia, Prof. Dr.Vander Ferreira Andrade
Queridos colegas professores
Prezados familiares, amigos
Senhoras e Senhores,
Meus queridos formandos
Boa noite!

Com muita felicidade parabenizo a todos os professores aqui presentes. Assumir a condição de educador é tarefa das mais árduas, pela responsabilidade que se impõe na participação ativa da formação de um cidadão pleno, que deve ser consciente de seus direitos e deveres e ativo na sociedade.
Mas, esta tarefa também é repleta de alegrias, como esta que vivemos nesta noite tão especial.
Parabenizo, ainda, a todos os pais presentes, seja em corpo, seja em espírito. Vossos filhos têm hoje o conhecimento, o saber. Isso não é mensurável e faz compensar tudo. Há um provérbio árabe que diz: “O saber é a única fortuna de que os tiranos não podem despojar os homens”.
Agradeço imensamente a cada um dos senhores pais, por terem permitido a minha convivência com vossos filhos. Foi uma honra ter sido professor deles. Pessoas bem educadas, dedicadas e interessadas. Ministrar aulas para eles foi um sonho que os senhores me permitiram realizar a cada dia.
O mérito pela formação humana deles é seu, pai, e seu, mãe!  Estamos aqui diante de uma safra especial de jovens de talento e integridade!
Agora eles se vão, deixando saudades e boas lembranças. Alunos, como sabem, são filhos espirituais que a vida proporciona aos professores que amam o seu ofício.
Mas, agora, peço licença a todos os presentes para que, nesta noite tão especial que me ensancha a alma de alegria e vaidade, possa falar de modo firme e direto aos meus queridos afilhados!
Meus estimados ex-alunos e para sempre afilhados!
Que grande honra!
Que grande emoção!

Não posso expressar em palavras o contentamento que tive por ter sido distinguido com tamanha generosidade por esta homenagem de vós meus queridos.Esta é a mais expressiva homenagem que eu poderia receber. A cada dia de aula convosco realizei efetivamente o ideal da docência e acreditei um pouco mais no futuro do nosso amado Brasil!
Ser reconhecido por vós como aquele que lhes pode amparar de maneira a apadrinhar vossos caminhos na senda profissional é motivo de festivo regozijo que hoje aqui não tenho o porquê de esconder. Quando me disseram que eu teria 04 minutos para dizer a vocês da minha alegria eu pensei comigo: “Não será suficiente”, mas respondi dizendo que estaria adequado. Meus queridos, nem a noite inteira seria suficiente para expressar a vocês minha alegria!
Que largas vastidões toma a minha responsabilidade de lhes falar de maneira séria e assertiva como um pai fala aos seus filhos sem emboçar o brilho desta verdadeira festa que aqui acontece!
Hoje, juntos, sem qualquer demérito às outras, fazemos parte da mais bela de todas as profissões! Aquela que prima pela igualdade, pela solidariedade, pela Justiça!
Pois bem, sois hoje, todos vós, bacharéis em Direito!
Assim, aquelas perguntas dos vizinhos e dos parentes na festa de aniversário ou nos mais cotidianos encontros familiares, como por exemplo: Arthur, o João que vendeu a casa pra minha mãe morreu, o que eu faço? Miquelle, cobraram duas vezes meu IPTU, como resolvo? Ou ainda: se não foi registrado é nulo, não é? Tem direito a liberdade provisória, não tem? Cabe mandado de segurança, não cabe? Pois bem. Hoje, tais perguntas, não são mais curiosidades. 
As repostas, agora, são parte do seu ofício, da administração da Justiça que deve servir a todos indistintamente. Eu vos pergunto, meus queridos, estais preparados para o implemento de tal empreitada?
Que pergunta difícil, não? Se eu disser que estou, que tamanha a responsabilidade que estarei assumindo aqui, se eu disser que não estou confesso a mim mesmo minha possível incapacidade para análise e solução das controvérsias sociais.
Então, meus estimados afilhados, deixem que eu lhes responda.
É absolutamente natural que estas e diversas outras dúvidas surjam em suas mentes neste momento. Todos vocês tiveram 05 anos de preparação técnica apurada, com professores dedicados e muito bem preparados.
Será que isto basta? Não!
Meus queridos, tais ensinamentos de nada valerão se não ressoarem de maneira sincera dentro das vossas almas.
DEFENDAM IDEAIS DE JUSTIÇA. Por mais obscuro que alguns caminhos lhes pareçam, tomem como um desafio e desafios, não são problemas, pois podem ser vencidos com garra e competência.
Bacharelar em Direito, meus amados alunos, significa fazer parte efetiva da história de lutas da nossa nação.
Não há um único fato histórico de maior relevo ocorrido em nosso País que não tenha tido a presença efetiva de um bacharel em Direito. Tomemos como exemplo marcantes fatos: a inconfidência, a articulação da independência, o movimento abolicionista, as lutas pelo Estado de Direito.
Nos momentos mais importantes observamos a figura de um bacharel em Direito. Logo, o profissional do Direito não guarda para si apenas a prerrogativa de ser indispensável, nos termos constitucionais, à administração da Justiça, mas, também, e com maior destaque, a incumbência de elevar aos mais altos patamares a realização de uma sociedade livre, justa, solidária e garantir a preservação e desenvolvimento da dignidade humana.
Conforme afirma o grande jurista Luís Roberto Barroso: “O DIREITO é a alternativa que o mundo concebeu contra a força bruta. Em lugar de guerras ou duelos, debates públicos; em vez de armas, idéias e argumentos. A nossa profissão consiste em transformar EMOÇÕES em PALAVRAS, interesses em razão, em busca do que é certo, do que é justo, do que é legítimo”.
Cada um de vocês que hoje assume tal função deverá ser luz para o desenvolvimento do Brasil. Vocês são capazes de provocar transformações sociais e mudar trajetórias. Vocês serão responsáveis por garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados, preservados e utilizados quando requeridos pela sociedade no respeito à Constituição da República.
Desejo que sejam, meus queridos afilhados, arautos de um tempo de coerência ética, de um tempo de humanismo. Que propugnem bravamente contra o sombreio que esconde a parcela maior de nosso povo, órfão da lei, ou de saber a lei. Estado e sociedade civil só poderão desenvolver-se vastamente se trilharem, sobre a pavimentação do humanismo, as estradas da inclusão social.
Rui Barbosa um grande defensor do Direito e da igualdade social disse em um de seus famosos discursos que “oração e trabalho” são os recursos mais poderosos na criação moral do homem.Eu acrescentaria que “o estudo e a fé no amanhã” os levarão à realização profissional e à certeza do dever cumprido. 
Abracem as conquistas difíceis, porque a recompensa virá na mesma dimensão do esforço empregado. Dêem vida aos seus sonhos, façam-nos crescer e voar. Pois o sonho é o início das realizações.
Deixem que o conhecimento transborde, façam a diferença, despertem o mestre que está dentro de cada um de vós. Cresçam, aprendam, evoluam, sejam sempre um agente transformador do seu próprio meio. Não pela simples pregação, mas por vossas atitudes e pela beleza ímpar da magnitude de vosso brilho próprio. Como a poesia de Caetano Veloso afirma “Gente nasceu para brilhar”. E o brilho de vocês hoje, nesta noite tão especial e importante, sobremaneira se intensifica. Brilhem muito! Hoje! Sempre! E, acima de tudo, meus queridos, sejam felizes, muito felizes, pois eu estou muito feliz por vocês.

Agradeçam a Deus!!! Vão em paz e façam sempre o melhor que puderem, Deus os abençoe. Muito obrigado, com muito carinho!

Prof. Fábio Vieira Figueiredo

19/01/2012
___________________________________________________





Dia 2 de fevereiro no CREDICARD HALL, São Paulo – SP, e via satélite em mais de 440 unidades

Um show de
conhecimento para voce passar na OAB




O professor Fábio Figueiredo estará presente!

Só falta você!!


 Siga @fvfigueiredo




---------------------------------
Sorteio realizado em 16/01/12 na SUPER REVISÃO do professor Fábio Figueiredo.

Nâo fique de fora. Siga @fvfigueiredo


Pergunta do Professor Fábio Figueiredo
Qual a principal diferença entre o defeito do neg. simulado e do neg dissimulado? Em 01 único twit.... As duas primeiras CORRETAS GANHAM!!!

@ Parabéns Hellen.... A primeira ganhadora!!!
Resposta
negócio simulado é totalmente nulo, negócio dissimulado é apenas anulável
@troquedahora Thales é o segundo ganhador!!!
Resposta
simulado é nulo dissimulado anulavel

Parabéns ao Ganhadores.
Abraço
Fábio Figueiredo




----------------------------

Hoje,  SUPER REVISÃO de DIREITO CIVIL para OAB ás 22hs no twitter @fvfigueiredo.
Não percam!! Sorteio de livros! Coleção OAB NACIONAL – SARAIVA

siga @fvfigueiredo


-------------------------------------
12/01/2012
Professor Fábio Figueiredo recomenda!

Não percam o maior evento jurídico de 2012.

SHOW DO DIREITO!


Serão 30 horas com os principais e mais atuais temas de Direito.






___________________________________________________

20/12/2012

Professor Fábio Figueiredo na Confraternização LFG